A Freguesia da Camacha é parte integrante do concelho de Santa Cruz. Situada no interior da Madeira a uma altitude superior a 700 metros, dista 10 Km da sede do concelho. Esta freguesia é atravessada e irrigada pela Ribeira do Porto Novo que aqui nasce, pelas levadas da Azenha e do Pico do Arvoredo, e pelo abundante caudal da levada da Serra. Com uma área de 1959 ha, destacam-se vários sítios habitados como o Sitio da Igreja, no centro, Salgados (cuja orografia é única), Nogueira e Ribeirinha a sul. Casais de Além e Achadinha a norte. Rochão (é o maior de todos, tendo sido elevado à categoria de Paróquia em 1961) e Ribeiro Serrão a leste e a oeste o Vale Paraíso e Ribeiro Fernando. Mas a diversidade está presente na Camacha, há lugares em que predomina a natureza no seu estado virgem como o Poiso e o Montado do Pereiro, nos quais podem ser apreciados um vasto conjunto de espécies da avifauna e um património vegetal indígena e exótico de rara qualidade.

Para chegar à Camacha pode apanhar o autocarro, com saída do Funchal, carreira 129 ou 177 junto ao telefério do Funchal na Avenida do Mar. Ou, se preferir dirigir-se de carro, pode sair do Funchal em direção ao aeroporto e sair em direção ao Caniço e tomar a via expresso diretamente para a Camacha.