Escuteiros CNE - Agrupamento 1288

Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 1288 - Camacha

O agrupamento foi filiado em Outubro de 2005 com o número 1288.
Apesar de já terem existido duas tentativas anteriores de filiação, não se concretizaram. Pela primeira vez através do incentivo do Padre Martinho e alguns jovens, entre os quais Adelino, Juvenal, entre outros, que trabalhavam com jovens da alcateia e caminheiros, tentou-se filiar este agrupamento mas depois do 25 de Abril por motivos profissionais e outros, o agrupamento acabou por fechar com falta de elementos.
Mais tarde por volta do ano 1992 deu-se a segunda tentativa. Com o apoio do Padre Afonso Rodrigues e do Padre João Ferreira alguns elementos tais como José Manuel Miranda, Agostinho Rodrigues, Emanuel Andrade, Ana, João Batista, entre outros, fizeram uma formação - CIP, que não foi possível concluir.
No ano 2000, com a vontade e o apoio do senhor Padre João Ferreira e do Chefe Carlos Gonçalves que apadrinhou o nosso Agrupamento, sete elementos iniciaram a sua formação escutista (CIP): José Manuel Miranda, Emanuel Andrade, Hélder Rodrigues, Rui Martins, Lina Teixeira, Rosa Gonçalves e Pedro Silveira, completando esta formação e fazendo o seu estágio no Imaculado Coração de Maria - Agrupamento 420. Só 4 destes elementos conseguiram fazer a sua promessa a 13 de Outubro de 2002: José Manuel, Emanuel Andrade, Rui Martins e Hélder Rodrigues.
Entraram mais tarde 3 elementos para fazerem parte da equipa de animação do agrupamento da Camacha, com o intuito de fazerem a sua formação no referido agrupamento. Eram eles José Jesus Fernandes, Inês Fernandes, e José Ferreira. Só 2 destes elementos concluíram a sua formação: José Jesus Fernandes e José Ferrereira.
O agrupamento foi aberto no dia 11 de Janeiro de 2003, entrando mais tarde vários elementos para chefia deste agrupamento.
Exemplo disso foi o caso de António Martins, Lucinda Spínola, e outros mais.
Durante um determinado tempo foi um dos maiores agrupamentos da Madeira, com cerca de 100 elementos.
Actualmente contam com um número inferior de elementos pois estes desistiram por vários motivos, ficando assim o nosso agrupamento reduzido a nível de escuteiros incluindo a chefia.