Estado de Conservação do Edifício

  • PDF
  • Versão para impressão
  • Enviar por E-mail

A Igreja Matriz da Camacha apresenta sinais de degradação evidente que têm vindo a agravar-se ao longo dos últimos anos, sobretudo depois de ter sido construída a nova Igreja da Camacha.

Ao nível das coberturas, podemos verificar que em muitos locais os elementos de revestimento e estruturais foram danificados pela chuva e pela intempérie, permitindo que a água se infiltre no interior da igreja. Na ligação entre a cobertura da nave e a torre sineira o telhado está em muito mau estado de conservação, estando a estrutura da cobertura muito fragilizada, reflectindo-se no interior do edifício, nomeadamente na zona do coro alto, onde o próprio pavimento em madeira já apresenta sinais de apodrecimento devido à entrada de águas pluviais.

Ao longo das várias coberturas da igreja e corpos anexos podemos também observar vários pontos de infiltração, mais propriamente nas ligações entre telhados, onde a inexistência de caleiras com dimensões adequadas impede o correcto escoamento das águas.

No corpo onde a cobertura em telhado foi substituída por uma cobertura plana em laje, o interior do anexo apresenta sinais de infiltração de água em grande quantidade, apresentando-se a laje em avançado estado de deterioração. Este problema repete-se no interior da torre sineira com cobertura de quatro águas e terraços em laje.

Os vários pisos da torre e o baptistério apresentam sinais evidentes de infiltração de águas através da cobertura e da escada de acesso ao último piso.

Quanto às fachadas, o estado de conservação reflecte os problemas das coberturas, estando os paramentos exteriores e as caixilharias dos vãos em pior estado nas zonas onde ser verificam mais infiltrações ao nível das coberturas.

 

Imagens de São Lourenço

cartaz imagens sao lourenco

Diocese do Funchal

Igreja Matriz da Camacha

Paroquia da Camacha